O terceiro dia do Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23, que decorre em Anadia até domingo, ficou marcado por uma sucessão de momentos históricos, com quatro recordes do mundo batidos em provas de perseguição individual.
O primeiro registo caiu logo pela manhã, com a italiana Linda Rapporti a estabelecer um novo recorde do mundo na qualificação da perseguição individual de juniores femininas. A marca, no entanto, duraria poucos minutos: na série seguinte, a dinamarquesa Ida Fialla Dam superou esse tempo e fixou um novo máximo em 3:32.060. Já na final, Fialla Dam voltou a melhorar o recorde, com uma prestação excecional que lhe valeu a medalha de ouro com o tempo de 3:31.442. O pódio ficou completo com Linda Rapporti (Itália) e Rosalie Blackburn (Grã-Bretanha).
Na mesma disciplina, em juniores masculinos, foi a vez do britânico Henry Hobbs brilhar. Com um tempo de 3:03.246, bateu o anterior recorde mundial e sagrou-se campeão europeu. O francês Luc Royer conquistou a prata e o italiano Ruben Ferrari fechou o pódio.
As finais da perseguição por equipas sub-23 femininas e masculinas confirmaram o domínio da Grã-Bretanha. A equipa feminina britânica venceu com autoridade, batendo a Alemanha e a Bélgica. No setor masculino, o quarteto britânico superiorizou-se à Alemanha na final, com a Itália a garantir o bronze.

Na prova de quilómetro contrarrelógio de sub-23 masculinos, o alemão Henric Hackmann confirmou o favoritismo e conquistou o título europeu com o tempo de 1:00.497. O francês Etienne Oliviero e o espanhol Esteban Sanchez Garmendia completaram o pódio.
A tarde de competição encerrou com a final de sprint de juniores femininas, onde Emilia Waterstradt (Alemanha) conquistou o ouro frente à belga Zita Gheysens. A medalha de bronze foi para Iuliia Chertikhina.
O Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23 prossegue esta sexta-feira com várias provas de omnium e corridas por pontos. A competição decorre no Velódromo Nacional de Sangalhos até domingo, com entrada livre para residentes no concelho de Anadia e transmissão nas plataformas digitais.
Fotografias: Paulo Maria / FPC
 
							
						 
			










