O quarto dia do Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23, que decorre em Anadia até domingo, voltou a ser marcado por um momento histórico: a britânica Erin Boothman estabeleceu um novo recorde do mundo nos 1000 metros contrarrelógio juniores femininos, com o tempo de 1:08.253 na fase de qualificação. A anterior melhor marca pertencia à australiana Ella Liang (1:10.421), desde março de 2025.
O programa do dia ficou ainda marcado pela atribuição dos títulos europeus de omnium e corrida por pontos nas categorias de juniores e sub-23.
No omnium de juniores masculinos, a vitória sorriu a Henry Hobbs (Grã-Bretanha), com um total de 167 pontos. O francês Nathan Marcoux foi segundo, enquanto Witse Bertels (Bélgica) completou o pódio. Na prova feminina, o título foi para Polina Danshina, seguida de Ida Dam Fialla (Dinamarca) e Leyre Almena Requena (Espanha).
Nos sub-23, o italiano Federico Ceolin conquistou o ouro no setor masculino, com Max Rushby (Grã-Bretanha) e Stefan Bötticher (Alemanha) nas posições imediatas. Na prova feminina, Federica Venturelli (Itália) somou o seu segundo título europeu, após o triunfo na perseguição individual, vencendo agora também o concurso de omnium. As alemãs Julia Schuster e Jana Majunke fecharam o pódio.
Nas corridas por pontos, destaque para os títulos de Leyre Almena Requena (Espanha) e Thomas Van Nunen (Países Baixos) entre os juniores, enquanto Renato Favero (Itália) e Alena Ivanchenko foram os vencedores no escalão sub-23.
Com os resultados desta sexta-feira, estão já atribuídos 30 dos 44 títulos em disputa. A Itália mantém a liderança do medalheiro, com 8 ouros e 17 medalhas no total, mas a luta pelas primeiras posições continua renhida com a Grã-Bretanha e a Alemanha a dois dias do final da competição.
Fotografia: Rodrigo Rodrigues
 
							
						 
			










